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Arquitetos: Carlos Castanheira, Álvaro Siza Vieira
- Área: 5300 m²
- Ano: 2020
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Fotografias:Bowen Hou
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Fabricantes: CLIMAR, Sto
Texto por Álvaro Siza - Uma Relação Convivial
1. O Museu de Educação Artística de Ningbo ocupa um terreno localizado ao longo da margem norte do Lago Donqian. Sua planta tem uma forma triangular, delineada por paredes contínuas, com cantos ligeiramente curvos em vez de angulares.
No térreo, o volume do museu surge isolado e delimitado nas suas três faces por áreas vegetadas ou pavimentadas. Os acessos públicos e de serviços a este nível - designado P0 - juntamente com os acessos à área VIP, localizam-se na fachada noroeste, no vão entre o museu e a encosta. Este espaço se estende, envolvendo o museu e se conectando com a via de acesso.
2. Geralmente, em todos os níveis, numa faixa a noroeste, os espaços internos são ocupados por átrios, elevadores, escadarias, serviços e instalações sanitárias. Uma segunda faixa é ocupada por espaços de maiores dimensões: foyer, biblioteca, administração e salas de exposições.
Por fim, do lado sudeste, existe um espaço triangular amplo, que ocupa toda a altura, iluminado por uma claraboia e rodeado por rampas do primeiro ao quarto andar. A iluminação natural é realçada pelas paredes brancas e é trazida para as divisões circundantes, através de aberturas deliberadamente dispostas.
3. O subsolo e o último nível rebaixado são diferenciados pela função e dimensão. Eles são organizados de acordo com a ordem espacial e estrutural e de acordo com o impacto nos demais níveis. Subsolo: a área correspondente ao volume visível do edifício, com usos e circulação semelhantes aos níveis superiores, estende-se também sob a via de entrada a noroeste, entre a encosta e o museu e sob uma faixa estreita da encosta, acomodando áreas técnicas.
A estrutura e laje de cobertura do segundo nível, acessível pelo subsolo e pela entrada do museu, retém e limita a encosta e a sua vegetação. Pavimento recuado / Área VIP: apenas parte da área disponível é ocupada e está voltada para o terraço do último nível.
4. O edifício, revestido com chapas de alumínio corrugado, é mais escuro em relação à paisagem. Sua imagem muda constantemente de preto para prata, dependendo da incidência da luz e do ângulo de visão. O interior é um ensaio sobre a luz, captada no pátio interno e distribuída pelos espaços dispostos à sua volta, tornando-se progressivamente menos intensa. A iluminação controlada, específica para os diferentes espaços expositivos, utiliza lâmpadas tubulares suspensas horizontalmente e verticaImente conforme cada caso.
5. Externamente, uma rampa de pedestres conecta a entrada do museu com a rede viária da área residencial e do hotel nas proximidades. Uma intenção fundamental do projeto é fazer parte de uma relação convivial entre a paisagem natural e as edificações pré-existentes e planejadas, mantendo o papel de protagonista adequado a uma edificação pública e cultural.
Texto por Carlos Castanheira - Pequeno por fora e Imenso por dentro
Um museu deve ser grande. Dentro.
Um museu deve ser iluminado. Dentro.
O Museu da Educação Artística é um pequeno museu que tem um interior imenso.
Na encosta, sua forma ondulante paira acima do solo.
É intrigante em sua elegância e em seu mistério.
Nada é óbvio neste pequeno edifício.
O acesso ao público contorna a forma do edifício e experimenta um enclausuramento imposto e absorvente, para depois ser liberto num vasto espaço, a toda a altura do edifício, onde uma rampa sinuosa liga todos os níveis. Este exercício de enclausuramento e liberdade é constante durante a visita.
Esta diversidade de percursos e a interligação de espaços torna este pequeno edifício vasto no seu interior.
Seu volume é igualmente desafiador.
Do lado de fora, ele está suspenso acima do solo enquanto ondula em seu revestimento de metal.
Ele reflete a luz do dia em constante mudança que faz com que a forma se mova e se transforme. Incessantemente.
No interior, a calma introspectiva dos espaços expositivos contrasta com o movimento dos visitantes que circulam no enorme vazio.
O dinamismo é ensinado por meio da arte.
O tamanho não importa, mas um museu deve ter uma grande alma.